Os 3 Trimestre da Gestação

 


Três trimestres, nove meses, dez luas, quarenta semanas. Esse é o tempo necessário para uma gestação a termo. A DPP (data prevista de parto) é contada a partir do primeiro dia da última menstruação, porém menos de 6% dos bebês nascem data, melhor seria pensarmos emsemana prevista de parto.
 
 
Primeiro Trimestre (semana 1 a 13)
É um período muito importante e também delicado, fecundação, implantação do óvulo no útero, formação e fixação da placenta. É a fase principal da formação do bebê. Os hormônios estão a mil, o corpo da mulher começa a se adaptar a sua nova realidade, é muito comum a mulher sofrer alterações bruscas e constantes de humor. É um período emocional delicado, um período de aceitação.
A maioria das mulheres ficam muito indispostas, com náuseas, vômitos e sonolência. Algumas mulheres não sentem absolutamente nada e outras continuam sentindo mesmo após o primeiro trimestre, mas via de regra quando entramos na 13ª, 14ª semana esses desconfortos vão passando até sumirem por completo. Outros sintomas bastantes comuns nessa fase são: vontade de urinar com frequência, dores de cabeça esporádicas, prisão de ventre, tonturas, falta ou excesso de apetite assim como aversão ou desejo de determinados alimentos, insônia, azia, irritabilidade, má digestão e alteração dos seios (aumento, sensibilidade, dor ao toque, escurecimento das auréolas).
O bebê que a princípio é um óvulo fecundado, se transforma em embrião para depois se tornar um feto, na décima semana. O sistema nervoso inicia seu desenvolvimento na quinta semana e o coração do então embrião começa a pulsar no final da sexta semana. Ao final do primeiro trimestre os principais órgãos do bebê já estão formados e funcionando. Braços e pernas estão bem definidos, assim como pés e mãos, e ele já possui detalhes como piscar de olhos, movimento os dedinhos, soluços, abrir a boca e fazer xixi.
 
 
Segundo Trimestre (semana 14 a 27)
Tudo esta mais tranquilo, os primeiro exames já foram feitos, você já ouviu o coraçãozinho do seu bebê, a barriga começa a aparecer e os primeiros movimentos já podem ser sentidos. Na maioria das vezes os enjôos e a indisposição já passaram e a mulher se sente mais bonita, mais saudável e mais ativa.
A medida que a barriga cresce (ainda sem tamanho suficiente para causar desconforto) e os movimentos do bebê ficam mais nítidos, a mulher se torna cada vez mais confiante. É a hora da busca por informações, hora de começar a pensar no lugar onde e como quer que seu bebê nasca, começar a decorar o quarto e fazer enxoval. É o período em que ficamos mais dispostas e produtivas. É um ótimo momento para voltar a praticar exercícios (se não foi possível até então) e até possível começar uma atividade física nova, desde que bem orientada, o que vai ajudar muito no final da gestação.
É comum sentir, conforme vai se aproximando o terceiro trimestre, inchaços, dores ou peso no baixo ventre, dores nas costas ou nervo ciático, cãimbras, desconfortos nos músculos e ossos do quadril porque eles estão começando a se preparar para o parto. Algumas mulheres tem a libido aumentada, outras não. É importante saber que a relação sexual não prejudica de maneira alguma o bebê.
Já o bebê continua seu desenvolvimento a todo vapor. A partir da décima oitava semana já é possivel saber o sexo do bebê, isso se ele colaborar claro. Detalhes como cílios, sombrancelhas, impressões digitais, fios de cabelo vão aparecendo. Os órgãos continuam sendo ajustados, ele esta cada vez mais preparado para vir ao mundo.
 
 
 
Terceiro Trimestre (semana 28 a 40)
A reta final…
O bebê já esta maior e mais pesado, por isso espreme os órgãos da mamãe causando alguns desconfortos. Nesse período se a mulher esta muito acima do peso ou sedentária esses desconfortos tendem a aumentar. Os principais são: azia, falta de ar, prisão de ventre e aumento da vontade de urinar novamente, inchaços, cansaço, dificuldade para dormir e se movimentar, dores nas pernas e nas costas, cãimbras, hemorróidas, aumento no desconforto do quadril e musculatura do assoalho pélvico, também conhecida como períneo.
Emocionalmente falando o foco da mulher agora é o parto. A ansiedade e falta de concentração aumentam. Muitas mulheres tem medo do parto, da tão famosa dor do parto. As pessoas em volta tendem a pressionar, sem intenção, a gestante. Muitas dúvidas vem a tona. É preciso muito apoio nesse período.
Já o bebê esta praticamente pronto, faltam alguns detalhes e principalmente ganhar gordura. Os olhos e ouvidos já funcionam bem, consegue perceber bem a luminosidade e os sons a sua volta. Geralmente na trigésima semana já assume a posição ideal para nascimento, de cabeça para baixo. Sua pele vai ficando mais lisinha e seu sistema imunológico já esta funcionando a partir da trigésima quarta semana. O pulmão é o último órgão a se desenvolver completamente, ele vai ser muito solicitado do lado de fora.
E agora é só esperar ele dar o sinal. Um bebê a termo nasce entre a 38ª e 42ª semana de gestação. Cada um tem seu tempo, seu ritmo. Impossível falar que um bebê esta pronto para nascer com 38 semanas. Isso só ele pode nos dizer. O que nos resta é esperar com calma e tranquilidade e curtir os últimos momentos dessa jornada tão enriquecedora e linda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário